escova progressiva
Cabelos

Escova progressiva: 7 Dicas para cuidar dos fios após o alisamento

A escova progressiva é uma das técnicas mais usadas pelas mulheres que querem alisar o cabelo e deixar os fios bem alinhados.

Quem faz progressiva busca a praticidade, já que o efeito liso pode durar muito mais que as ferramentas de calor como secador e chapinha. Eu sou uma dessas rs

Além disso, a escova progressiva deixa os cabelos macios, brilhantes e com menos frizz. Facilitando o dia a dia de muitas mulheres e até mesmo os homens se renderam a esse procedimento.

O que é Escova Progressiva?

A progressiva alisante foi desenvolvida para modificar a estrutura interna do fio, chegando a camadas profundas e alterando quimicamente a sua estrutura. 

A escova progressiva é capaz de efetuar uma transformação na textura dos fios, alterando as caracterà­sticas naturais dos cabelos como a  curvatura, deixando os fios mais lisos e com menos frizz. 

Embora esse processo resulte em fios mais macios e brilhosos, as madeixas podem ficar fragilizadas, por isso é fundamental caprichar nos cuidados após a quà­mica para manter a saàºde dos fios.

Ela cria uma pelà­cula em volta do fio, fechando as cutà­culas, fazendo com que o cabelo mesmo após a lavagem se mantenha mais liso e sem frizz.

Esse processo pode dificultar que alguns processos de hidratação possam penetrar nos cabelos.  

Dificultando muitas vezes até mesmo que a oleosidade natural dos cabelos, desça do couro cabeludo ao comprimento.

Com isso torna-se essencial os cuidados após a progressiva.

7 Dicas para cuidar dos fios após a escova progressiva

1. Cuide dos cabelos com hidrataçàµes, nutriçàµes e reconstruçàµes semanais.

Seu cabelo com quà­mica merece atenção dobrada. Não é porque precisamos de praticidade com o alisamento que devemos deixar de cuidar dos fios, na verdade você precisa cuidar bem mais agora que fez quà­mica, já que seu cabelo fica fragilizado e sensà­vel.

Cuidar do cabelo e essencial para deixar-los com uma aparência saudável e bem lisinho

Faça reconstrução/reposição da massa dos fios pelo menos a cada 15 dias, isso é necessário para manter seus fios fortes e saudáveis 

A hidratação, nutrição e, principalmente a reconstrução capilar vão evitar que os danos deixem seu  cabelo ainda mais fraco e quebradiço.

à‰ indicado logo na primeira lavagem após a progressiva fazer uma boa reconstrução nos fios já que eles passaram por um processo quà­mico evasivo e precisam de cuidados.

2. Use pre-shampoo sempre antes da lavagem dos fios com escova progressiva

Cabelos com escova progressiva tendem a ter as pontas ressecadas e a raiz oleosa isso porque a progressiva cria uma camada selante nos fios, evitando que a oleosidade e outros produtos entrem no córtex do cabelo.

Por isso é recomendado o cuidado dobrado para as pontas, já que é a parte mais sensà­vel dos seus fios após a progressiva.

Você pode usar uma máscara, um condicionador ou uma receitinha caseira de pre-poo para te ajudar nesse processo.

O meu cabelo mudou muito depois que eu comecei a usar pre-poo em todas as lavagens.

3. Evite shampoo com muito sulfato tipo transparentes ou anti resà­duos.

Esses tipos de shampoo tendem a abrir as cutà­culas dos fios, deixando os cabelos com bastante frizz e ressecados.

Opte sempre que possà­vel por um shampoo hidratante para manter sua progressiva por mais tempo e também para evitar o ressecamento maior das pontas.

4. O corte bordado é um ótimo aliado

Opte por fazer um corte bordado ou cortar as pontinhas de vez em quando.

Com a progressiva o cabelo se torna mais frágil podendo ter algumas pontas duplas e com isso pode quebrar os seus fios.

O corte bordado previne que isso aconteça e mantem os fios mais saudáveis e forte.

Ajudando no crescimento dos seus cabelos.

5. Reparador de pontas antes de dormir

Como já vimos que as pontas recebem pouca ou quase nada de oleosidade do couro cabeludo, precisamos nutrir bem essas pontas, para evitar as pontas duplas e a quebra

Principalmente antes de dormir que vamos fazer atrito nos fios enquanto dormimos.

Escolha um reparador de qualidade, para que não pese os fios e cuide bem das pontas.

6. Evite prender os fios

Pode parecer uma dica meio besta, mas acredite é essencial não manter os fios presos os tempo inteiro para evitar a quebra ou o excesso de queda nos cabelos com progressiva

Evite prender os fios, mesmo que seja fraco, seu cabelo está mais sensà­vel após a quà­mica e isso faz com que quebre principalmente os fios da frente da testa sabe, deixando aqueles cabelinhos quebrados como se estivesse nascendo.

Cabelos novos são sempre bem-vindos, mas quando quebrados eles demoram mais tempo para se regenerar e crescer e isso faz com que o frizz na região da testa seja aparente.

7. Faça bom uso do secador após a escova progressiva

O secador pode ser um aliado, mas sem excesso claro…

Ele ajuda a reativar a formula da progressiva e manter seu cabelo liso por mais tempo.

Mas lembre-se que o uso de calor frequente pode danificar ainda mais os fios que estão fragilizados.

O uso do secador pode ajudar quem precisa lavar o cabelo a noite para que evite dormir com os fios molhados, pois além dos cabelos estarem mais frágeis devido a escova progressiva, eles ficam ainda mais frágeis molhados.

Ah e pra reforçar as 7 dicas para quem faz escova progresssiva, evite pintar ou fazer outra quà­mica, 15 dias antes ou 15 dias após a progressiva para evitar que seus fios quebrem.

Eu tenho feito progressiva nos meus fios a pouco mais de um ano e isso me ajuda muito a manter a saàºde e beleza dos fios.

Os cuidados são extremamente necessários. Antes eu já cuidava dos meus fios, agora eu cuido bem mais para evitar a quebra ou a queda exagerada.

Espero que tenha te ajudado te alguma forma, um super beijo fique com Deus.

assinatura ta chick

24 anos, que confia muito no amor e em tudo que ele pode realizar. Uma criança no corpo de uma adulta. É muito Sonhadora que as vezes até parece vive em um mundo paralelo onde tudo é melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *